Servidoras da Saúde foram ouvidas na CEE das verbas Covid-19

Responsáveis pelo atendimento da ouvidoria SUS e e-SIC explicaram, durante reunião, sobre demanda durante a pandemia
Servidoras da Saúde foram ouvidas na CEE das verbas Covid-19

Nesta terça-feira, 05 de outubro, foi realizada pela Comissão Especial de Estudos das verbas do Covid, mais uma reunião quando foram ouvidas as servidoras da Secretaria Municipal da Saúde, responsáveis pelos atendimentos nos setores do e-SIC e ouvidoria do SUS.

Conduzida pelo presidente da CEE, Zerbinato (PSB), e acompanhada pelos vereadores Duda Hidalgo (PT), vice-presidente da comissão, e Marcos Papa (Cidadania) relator da comissão, ainda teve a participação dos representantes do Comitê de Enfrentamento e Combate à Pandemia da Covid-19 e Coletivo Popular Judeti Zilli (PT).

As servidoras, Tatiana dos Reis, Wanessa Cristina de Oliveira Silva Pereira e Fernanda Cristina esclareceram aos presentes que durante o ano de 2021 houve um aumento no atendimento da ouvidoria, sendo o principal motivo as dúvidas relacionadas à vacina, totalizando até o momento 1198 atendimentos a respeito.

Já em 2020 o principal motivo de acesso foram denúncias e solicitações de informações a respeito dos decretos publicados durante a pandemia.

Foi informado que na maioria dos atendimentos, a própria ouvidoria consegue orientar ou esclarecer o usuário utilizando informações constantes no próprio site oficial do município, ou baseada em informações recebidas dos diversos setores.

Dos 1.560 atendimentos realizados este ano, 719 foram registrados, os demais foram orientados pela própria ouvidoria. Foram concluídas 90%, o restante encontra-se no prazo legal de atendimento, e destas concluídas 83% obtiveram respostas satisfatórias.

Entre os meses de março e abril de 2021, a maioria dos atendimentos foram relacionados ao agendamento da vacina.

Com um quadro de três funcionárias atendendo na ouvidoria da Saúde, foi exposto que existe uma sobrecarga no atendimento, que gira em torno de 60 a 70 pessoas por dia. Sendo algumas vezes através de email, mas a maioria ocorre através de atendimento telefônico.

Quanto ao e-SIC não houve aumento na demanda de atendimento durante a pandemia.

A respeito de demandas relacionadas à saúde mental, foi esclarecido que algumas áreas tiveram um acréscimo, não só saúde mental, mas violência contra crianças e outros encaminhamentos.

Foi definido pela comissão o encaminhamento de um oficio solicitando acesso às deliberações do Conselho Municipal da Saúde.

A ouvidoria do SUS que tem como objetivo receber manifestações, denúncias, reclamações, sugestões e elogios, pode ser acessada através do link: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/saude/ouvidoria-do-sus.

A íntegra da reunião está disponibilizada no youtube https://www.youtube.com/watch?v=6TBJaYDVpj8

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)